O papel dos contadores em tempos de COVID




Em tempos de crise, isolamento social, trabalhadores em home office,comércio fechado, dificuldade com as vendas, muitos empreendedores têm dificuldade de manter seu negócio vivo.

Demissões em massa, corte de salários, concessão de férias antecipadas, empregadores sem saber como agir e outras medidas que prejudicam os dois lados da moeda.

De fato, a crise do novo Coronavírus expõe a nossa economia a traumas de longo prazo.

No entanto, as empresas tem como aliados os profissionais de Contabilidade.

A contabilidade é a ciência que estuda os fatos contábeis de uma empresa. Logo, ela gera informações valiosas para a gestão e administração de um negócio.

Afinal, as questões financeiras, tributárias e fiscais ditam a saúde da organização.

Dessa forma, durante uma crise, o contador pode agir como consultor e, assim, zelar pelo equilíbrio econômico de pequenas, médias e grandes empresas.


O contador como consultor


Ter uma contabilidade é obrigatório para todas as empresas, exceto MEI. Ter um contador obrigatório, pois é essencial.


Por meio da consultoria de contabilidade, o profissional pode elaborar planos de ações e melhorar alguns processos dentro das organizações, com base em informações fornecidas pela própria companhia.

Além disso, o contador deve entender muito do mercado de seu cliente. Somente assim será possível indicar os pontos fortes e fracos durante a crise e propor ações pertinentes, como cortes de gastos ou, até mesmo, investimentos.


Outro ponto em que o contador tem poder para auxiliar é no equilíbrio fiscal. Um bom planejamento tributário viabiliza economias, que podem salvar um cliente.


Como agir durante a pandemia do Coronavírus?



Com a economia mundial praticamente parada, muitos donos de empresas podem ficar ansiosos e achar que fechar a empresa é o melhor caminho. De fato, a crise é histórica e ainda não se sabe até quando vai durar.

É justamente nesse momento que o contador deve ser consultado, para ajudar o empreendedor a tomar a melhor decisão.


Além disso, o governo vem apresentando medidas específicas para ajudar pequenas empresas. Fora as propostas em relação a salários e demissões.


Vivemos uma situação sem nenhum precedente. Tudo o que está acontecendo é novo para todos e exige muito cuidado e estratégia.


O papel do contador, então, é ser o braço direito de clientes que não conseguem ver a “luz no fim do túnel”.


Se você precisa de ajuda para tomar a melhor decisão, nós podemos te ajudar.

Aqui na Célebre nossa equipe mantém uma plano de estudos continuo, somos especializados e podemos contribuir com seu crescimento.


Venha para Célebre.




7 visualizações

© 2019 by Célebre.